domingo, 10 de diciembre de 2017

“ A ORIGEM DA PEGA E AS PEGAS “ POR: JOSÉ CARLOS AMORIM. 6ª PARTE. SE NÄO SABE FICA A SABER.

OS FORCADOS
A pega tem a sua origem no tempo em que os alabardeiros deixaram de usar “ as alabardas “ e estas foram substituidas pelos forcados dos mosquetes. Estes forcados, que antigamente guarneciam e fechavam as vias de acesso às praças públicas onde o espectáculo decorria, pegavam o toiro afim de evitar a sua entrada dentro da Vila. Assim, a pega passou a fazer parte do nosso espectáculo taurino coroando a lide.
A pega è feita por um grupo de forcados formado por oito homens que saltam para a arena afim de pegar o toiro até o conseguirem dominar.

 Há duas formar típicas de pegar o toiro:
» De caras e à cernelha
» Pega de caras
» Na pega de caras apresenta-se um homem diante do toiro, desafiando- o.
» O toiro investe e o homem recua. Com este recuar, o forcado procura amortecer o impacto da reunião. O Forcado deve manter as mãos atrás das costas ou pousadas nos quadris, para que ao toiro não se apresente mais que um vulto como fulcro do seu ataque. Deixa o forcado que o toiro entre em contacto com o seu corpo encaixando-se-lhe entre os cornos e só então move os braços para se agarrar ao animal.
              Quando o pegador move os braços antes do tempo, provoca o desarme do toiro sem que haja contacto, levando, normalmente, com o toiro na cara. Portanto, meter as mãos por diante é sinal de medo O forcado agarra-se ao toiro de duas formas.                                                                         
À barbela passando os braços sob o pescoço do toiro Ou à córnea passando os braços apenas em redor dos cornos
O toiro, sentindo o homem agarrado à sua cabeça tenta sacudi-lo, porém o homem sustem-se pela força dos braços
Ao enfrentar o toiro, o homem da cara é seguido por um grupo de outros forcados que formam através dela uma fila. Estes forcados escondem-se atrás uns dos outros, de modo a não serem vistos pelo toiro o que faria perder a determinação e a força no ataque. Estes homens têm por missão ajudar o homem da cara, evitando que este seja esmagado contra a trincheira e ajudando-o a sair de entre os cornos do toiro, depois de consumado o domínio do animal.
 Pega de costas:
A pega de costas é uma variante de pega de caras em que o homem, em vez de se apresentar de frente para o toiro, se apresenta de costas, agarrando-o desta maneira. Para se efectuar a pega de costas o forcado coloca-se ao lado do toiro, e fecha-se-lhe na cara, passando os braços por detrás dos cornos. Tirando estes aspectos, a pega de costas é em tudo idêntica à pega de caras.


Apoderamento e representação de toureiros. Organizações Tauromáquicas Nacionais e Internacionais.
Consultor Tauromáquico, Marketing e Promoção.

No hay comentarios:

Publicar un comentario