viernes, 8 de diciembre de 2017

“ O CAVALO LUSITANO “ O QUE É O CAVALO LUSITANO? SE NÄO SABE FICA A SABER.5ª PARTE. POR JOSÉ CARLOS AMORIM. VER MAS EM: el redondel taurino blog.

Por: JOSÉ CARLOS AMORIM
                                O que é o cavalo Lusitano ?

 É o cavalo típico das planícies quentes e secas do Sudoeste da Península Ibérica.
 O seu nome depende do local onde nasce, ou “ Puro-sangue LUSITANO “ quando nascido em Portugal ou “ PURA RAÇA ESPANHOLA “ quando criado em Espanha.
 Montado já há cerca de cinco mil anos, o mais antigo cavalo de sela do mundo chega ao limiar do século XXI reconquistando o esplendor de há dois mil anos, quando Gregos e Romanos o reconheceram como o melhor cavalo de sela da antiguidade.
 Cavalo de “ SANGUE QUENTE “ como o puro-sangue Inglês e o puro-sangue Árabe, o puro-sangue Lusitano é o produto de uma selecção de milhares de anos, o que lhe garante uma “ empatia “ com o cavaleiro superior a qualquer raça moderna.
 Seleccionado como cavalo de raça e combate ao longo dos séculos, é um cavalo versátil, cuja docilidade, agilidade e coragem, lhe permitem hoje competir em quase todas as modalidades do moderno desporto equestre confrontando-se com os melhores especialistas.
 No limiar do ano 2000 o puro-sangue Lusitano, volta a ser procurado como montada de desporto e lazer e como reprodutor, pelas suas raras qualidades de carácter e antiguidade genética.
 A sua raridade resulta de um pequeníssimo efectivo de duas mil éguas produtoras.Em Portugal, berço da raça, estão apenas em produção cerca de mil éguas, no Brasil 600, em França 200, distribuindo-se as restantes por todo o mundo.
 Hoje o efectivo da raça Lusitana está em crescimento sobretudo na Europa e no Brasil, onde há uma extraordinária progressão em quantidade e qualidade. Entre nós, a qualidade geral da produção tem aumentado muito, e tudo leva a crer que se venha a estabelecer novas linhas desta raça, contribuindo para o seu progresso e assegurando a sua vitalidade.
 No século XXI o puro-sangue Lusitano será sempre o cavalo por excelência para a arte equestre e para o toureio mas, para além de ser o cavalo que dá maior prazer montar, continuará a surpreender pela sua natural aptidão para os obstáculos, para o ensino e para a atrelagem de competição.
 Hoje em dia existe uma imensidão de coudelarias em Portugal e por todo o Mundo, tais como:


 Coudelaria                                                                  ALTER REAL “               

                                                                                     MANUEL VEIGA
“                COMPANHIA DAS LEZÍRIAS
“                ORTIGÃO COSTA
“                JOSÉ NÚNCIO
“               LIMA DUARTE
“                ASSOC. FRANÇAISE DU CHEVAL
                                                                    LUSITANIEN
“                 LUSITANO FRANKEN
“                TURVILLE VALLEY STUD
                                                                                  “               THE LUSITANO BREED SOCIETY                                                                             OF GREAT  BRITAIN     
                                                                                                                                                                   Apoderamento e representação de toureiros. Organizações Tauromáquicas Nacionais e Internacionais.
Consultor Tauromáquico, Marketing e Promoção.

No hay comentarios:

Publicar un comentario