miércoles, 20 de septiembre de 2017

CAMPO PEQUENO 07-09-2017.Conferência de Imprensa. Fado encerra comemorações dos 125 anos do Campo Pequeno.



RUI BENTO - Dª PAULA RESENDE Y D. PAULO PEREIRA

O Campo Pequeno promove, a 18 de Novembro, um espectáculo de fado com a participação de Carlos do Carmo e Raquel Tavares com o qual encerrará as comemorações dos seus 125 anos de existência, anunciou hoje a administradora da empresa, Paula Resende.
“Será uma gala de homenagem ao Fado enquanto Património Imaterial da Humanidade, expressão artística que identifica o nosso país e qualquer parte do mundo e, como tal, expressão do sentir da alma portuguesa”, afirmou Paula Resende.
A Administradora do Campo Pequeno anunciou também para 21 de Setembro o lançamento do livro “Campo Pequeno, 125 anos no coração de Lisboa”, que reúne textos de vários autores convidados sobre a Praça de Toiros, entre os quais o antigo primeiro-Ministro e Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Pedro  Santana Lopes, sendo o prefácio de Elísio Sumavielle, antigo Secretário de Estado da Cultura.
O Director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno, Rui Bento, fez um balanço do que vai da temporada e referiu-se, em especial aos motivos que levaram ao cancelamento da corrida prevista para 28 deste mês.
“Ao tomarmos esta decisão pretendemos não entrar em irrealismos do ponto de vista da gestão, defender os aficionados e os abonados”, afirmou.
Sublinhou os êxitos artísticos aqui verificadas nesta temporada, mas lembrou também algumas corridas em que os resultados financeiros foram negativos, lamentando a falta de público nessas corridas “que foram pensadas com a máxima afición”.
Rui Bento enumerou uma série de circunstâncias que levaram a este desfecho, e que se centraram em conveniências pessoais de alguns artistas, sobretudo financeiras, não suportadas pelos objectivos de gestão da praça.
“Não veio ao Campo Pequeno, quem não quis vir, pois da nossa parte tudo fizemos para chegar a consensos de datas, cartazes e valores monetários para que esses mesmos artistas pudessem ter feito parte da temporada de Lisboa”, disse.
Parafraseando o antigo empresário da Maestranza de Sevilha, Diodoro Canorea, Rui Bento afirmou que “são toureiros jovens, a praça não foge daqui e eles acabarão por cá actuar”.
Na oportunidade foi também lançado o cartaz da Corrida de Gala À Antiga Portuguesa a realizar a 12 de Outubro e com a qual encerrará o Abono de 2017.
Em praça estarão os cavaleiros Rui Salvador, Rui Fernandes, João Moura Caetano, Manuel Ribeiro Telles Bastos, João Moura Júnior e Luis Rouxinol Júnior, estando as pegas  a cargo dos grupos de forcados amadores de Évora e de Vila Franca, sendo lidados toiros da ganadaria Passanha.

Rui Bento salientou que neste cartel figuram dois cavaleiros que tomaram alternativa no Campo Pequeno, antes das obras de restauro e requalificação,  (2000-2006), os primeiros três cavaleiros a “doutorarem-se”  após a reinauguração e o de mais recente alternativa nesta praça.



No hay comentarios:

Publicar un comentario