martes, 14 de mayo de 2019

Dia 24 de Maio 2019, O GRUPO TAUROMÁQUICO “SECTOR 1” VAI MARCAR NOVAMENTE A DIFERENÇA.


A cumprir este mês 87 anos de existência, e atenção, oitenta e sete não é qualquer coisa - é muita coisa! -, o “Sector 1” irá contar no seu evento de aniversário com a presença, tão somente, da grande Figura do Toureio, Diego Ventura, que por acaso, é português. E que por acaso, nunca antes foi convidado para algo do género em Portugal, a não ser para tourear.

Um português como muitos outros há espalhados pelo Mundo, que são filhos, netos de portugueses, e a quem a procura por uma vida melhor, levou a que se criassem fora deste rectângulo lusitano. Ainda assim, portugueses!

E tal como muitos desses portugueses, desde sempre e quando pode, Ventura mantém ligação com o seu país de nascimento, onde inclusive tem também morada. E mesmo que o seu português falado nos soe de língua enrolada, não há que lhe negar que é lusitano. Pois o feito de chegar ao topo dos eleitos, é um costume bem português, como aquele quando nos aventurámos no mar desconhecido e encontrámos e descobrimos quase meio Mundo! Ou, de orgulho mais actual, como aquele português que eleva o futebol no Mundo, carregando um 7 nas costas.

Por isso, o “Sector 1” que em toda a sua História reuniu e privou com as Figuras de todas as vertentes e sectores da Festa, e que independentemente da bandeira de criação e amor de coração ser o Toureio a Pé, tem por obrigação também trazer junto a si o rejoneador luso-espanhol, Diego Ventura.

No entanto, e principalmente aos que são ou se dizem associados do “Sector 1”, a noite de 24 de Maio, não pode nem deve ser importante pela presença deste ou daquele. Isso é apenas um “miminho” que nos é concedido no nosso jantar de aniversário.

Aos que são do Grupo, aos que estimam o Grupo, a noite de 24 de Maio será mais uma para prestigiar uma colectividade que quase nove décadas depois, subsiste dentro das limitações do peso da idade, de uma Tauromaquia coxa em Portugal, e de uma capital gerida por aqueles a quem a Festa dos Toiros se resume a estar fechada no tauródromo do Campo Pequeno, e de preferência se possível, restrita a um Museu.

Mas é por isso, que mais do que nunca, a vida do “Sector 1” deve ser comemorada: Por continuar a viver, a dar que falar, a marcar a diferença...sendo um Grupo para e com, espaço para todos, sem com isso perder a sua identidade, independência, integridade, história e continuar por muitos anos a ser a uma referência para os demais! Porque o somos.

Assim, dia 24 de Maio, o convite está feito a todos, sendo que não é por quem vai mas pelo que se vai: Pelo GRUPO TAUROMÁQUICO “SECTOR 1”.

Patrícia Sardinha

No hay comentarios:

Publicar un comentario