JOSÉ FALCÃO
11 DE AGOSTO DE 1974 – 11 DE AGOSTO DE 2012
Passam hoje 38 anos que um toiro te colheu e te matou numa tarde de Agosto em Barcelona, os teus Amigos, os Aficionados e Vila Franca de Xira nunca te esquecerão, não só pelo toureiro que foste mas como Homem e Amigo que eras em todas as ocasiões.
Relembrar-te hoje é sinónimo de que não morreste, para todos nós estarás aí em qualquer lugar a triunfar, e daqui te dizemos:
“VA POR YUSTED MAESTRO”
Falar de ti, já todos o fizemos e com certeza que o continuaremos a fazer, mas queríamos aqui deixar- te um “recuerdo” ,que é a obra magnifica que leva o teu nome.Para quê inventar? Tudo o que eras está escrito nas paredes daquele Mausoléu edificado em tua Honra e Glória a que demos o nome de “MAUSOLEU A JOSÉ FALCÂO” da autoria de outro Artista Vilafranquense, o Arquitecto Zica Perdigão, filho e neto de dois pintores de fino recorte que tu bem conheceste e ilustraram a festa que tanto amavas, mas que “alguém” não te permitiu que continuasses.
José “ a adversidade é um toiro por correr”!“
O MAUSOLEU FOI INSPIRADO NA HISTÓRIA DA TAUROMAQUIA E COMO TAL TODOS OS SIMBOLOS AQUI FIGURADOS PRESTAM-SE À SUA LEITURA.
O MURO DE SUPORTE TERMINA NA FORMA ESPIRAL, IMAGEM ESTÁTICA E DINÂMICA, QUE SÓ OS GRANDES MATADORES DE TOIROS CONSEGUEM DESENHAR ATRAVÉS DO CAPOTE E DA MULETA, ESTA FORMA INFINITA DIRIGE-SE AO CÉU ATRAVÉS DE UM CORNO MITOLÓGICO EM BRONZE. .
POR SUA VEZ , A ESCADA ENVOLVENTE , DÁ PASSAGEM AO PLANO SUPERIOR ATRAVÉS DE DEGRAUS COM ARESTAS A LIMAR, ATÉ AO ULTIMO, DE NIVEL COM A ARCADA EM PRESPECTIVA, REPRESENTANDO AS COLUNAS FENDIDAS, OS GIGANTES DO TOUREIO MORTOS NA ARENA DESDE PEPE HILLO ATÉ JOSÉ FALCÃO.
O CORNO EM BRONZE COM A SUA SOMBRA PROJECTADA AO LONGO DAS HORAS SOLARES DÁ-NOS A LEITURA PONDERAL – HISTÓRIA NO TEMPO E NO ESPAÇO - QUE É SIMULTÂNEA COM O MOVIMENTO DECRESCENTE DA SOMBRA DA ARCADA PROJECTADA NESTE MURO, SIGNIFICANDO AQUELE MOVIMENTO, A PASSAGEM DA PARTE MAIS SOMBRIA DAS ÉPOCAS REMOTAS DO TOUREIO, ATÉ À ULTIMA, MAIS ILUMINADA, DEDICADA AO GRANDE JOSÉ FALCÃO .
O ESTOQUE EM BRONZE SIMBOLIZA A DIGNIDADE DA SUA CARREIRA DE MATADOR DE TOIROS, SENDO A PRÓPRIA CRUZ NO ESTOQUE O SIMBOLO DA SUA FÉ E DA VIDA ÁRDUA QUE ATRAVESSOU PARA SE GUINDAR AOS LUGARES CIMEIROS DA TAUROMAQUIA.
A COLUNA CORTADA QUE SE ENCONTRA À SUA CABECEIRA REPRESENTA A SUA VIDA QUE ACABOU POR SER CEIFADA NO AUGE DA SUA CARREIRA.
SOB O SILÊNCIO DO TEJO O SOL PÕE-SE E AS SOMBRAS ENCHEM A ARENA DE MOVIMENTO E SAUDADE DESAPARECENDO NO INFINITO DA LEZIRIA.”
Sabes José, que os teus Amigos e Aficionados edificaram este Mausoléu com ajuda de muitos dos teus companheiros de “oficio”?
Sabes José, que num 11 de Agosto de 1979, já lá vão 33 anos, esse mesmo grupo entregou o teu Mausoléu ao Município que te viu nascer, com o compromisso de o preservar e de ser um lugar de culto onde todos te possam visitar?
Pois é José, aqui te deixamos, sabendo que continuas connosco.
No hay comentarios:
Publicar un comentario